Pesquisar Neste Blog

Alisson Cardoso da Silva


Turma: XI 


Meu nome é Alisson Cardoso da Silva, tenho 16 anos e irei falar um pouco sobre minha vida antes do Projeto Pescar.
Antes de começar o Projeto Pescar, eu fazia aulas de dança na minha escola e fazia curso de informática nas terças e quintas a tarde. Nos outros dias eu ficava em casa ou ia na minha tia conversar com meus primos. Antes de entrar no Projeto Pescar eu havia repetido o ano uma vez já no 1º, mas consegui reverter esse meu desastre.
Me interessei pelo Projeto por causa de meu primo que tanto falava deste curso. Em outubro de 2013 fiz a prova para tentar participar do projeto, pouco depois, uma das professoras me ligou dizendo que eu iria fazer parte do grupo. No momento fiquei feliz, pois são poucas pessoas que conseguem fazer parte deste projeto. Hoje estou aqui dentro e gosto do curso, pois muda a nossa visão de mundo e abre novas oportunidades de trabalho para os jovens.


Antes de fazer parte do Projeto Pescar eu não conseguia me expressar em público, tinha medo. Com o Projeto fui perdendo o medo. Hoje em dia consigo me expressar, não muito bem, mas melhor do que antes.
Eu não acreditava em mim mesmo, muito menos pensava que algum sonho poderia se tornar realidade. Pensava que eu seria mais um vagabundo ou drogado, pois onde moro é exatamente assim, muitas pessoas sem sonhos, sem expectativa de vida e viciados em drogas, sem um caminho a seguir.
Foi com este Projeto que percebi que não existe somente aquele mundo onde eu moro. Eu preciso confiar mais em mim para me tornar alguém na vida. Não preciso ser igual a todos da comunidade, posso ser diferente entre as pessoas, e mais, posso ser o exemplo para quem mora no mesmo ambiente que eu. Sim! Posso, sim! Não é porque sou apenas um adolescente que não sirvo de exemplo.
Também aprendi com o Projeto que sou um dos maiores causadores da destruição do planeta só pelo simples fato de não desligar a luz quando saio de algum lugar e que não ficará ninguém, jogar lixo no lugar incorreto, queimar as árvores, fazer com que os animais saiam de suas “casas”. Com o Projeto comecei a modificar pequenos hábitos errados que eu tinha e escrever uma nova história para mim e para o planeta em que vivo.


Sou da comunidade e procuro ser a diferença entre meus amigos. Mostrando que a vida é bonita, estudando muito e pensando além do meu presente. Escrevo alguns poemas refletindo sobre o que penso do mundo. O poder da palavra é muito grande, a letra a frase, faz as pessoas refletirem sobre si e sobre a sociedade onde moro. Hoje, parte do projeto Pescar eu faço, aprendi a me comportar melhor perante a sociedade. Tenho muito a aprender com estas pessoas que dedicam o seu tempo para nos trazer novas ideias e novos pensamentos, conhecendo novas pessoas e oportunidades de crescer. Amanhã faz parte do meu futuro que pretendo traçar. Meus sonhos e meus objetivos que tive ontem é o que está me movendo. Quero ser uma grande pessoa e creio que com dignidade e respeito irei conseguir tudo o que planejo, mas nunca passando por cima das pessoas. Quero ser um exemplo para os mais jovens, dizendo que mesmo que você seja da favela, se você crê, irá alcançar.
Quero ser um grande escritor e um ótimo trabalhador e assim, ser lembrado por onde passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário